Topo

Jorge Moraes

Sedã elétrico mais barato do Brasil começa a ser vendido no próximo mês

Jorge Moraes

21/09/2019 09h21

A CAOA Chery promete vender o sedã elétrico mais em conta do país a partir do próximo mês com o lançamento do Arrizo 5e. Ligeiramente reestilizado, o modelo recebe nova grade frontal para acesso da tomada de abastecimento e encara, no primeiro momento, o direcionamento do mercado de venda direta e locadoras.

A montadora não detalha o assunto mas enviou ontem convite oficial para apresentação, no próximo dia 30, e teste drive do carro que já dirigimos na China, no começo do ano, no complexo industrial de Wuhu, durante a cobertura do Salão de Xangai.

O Arrizo 5e é a parte inicial do programa revelado pelo presidente da empresa, Márcio Alfonso, ainda na China, quando também anunciou o Tiggo 2 como membro da nova família e do plano de eletrificação da montadora no Brasil. A CAOA Chery estuda ampliar a gama e no final do ano deve lançar, ou no mínimo, anunciar o novo SUV Tiggo 8.

O que sabemos?

O sedã de design que agrada pelo estilo sóbrio e elegante é estiloso. Na pista, o carro de rodagem silenciosa, suspensão macia, goza de bom nível de conforto para os quatro ou cinco ocupantes da cabine. O Arrizo 5e usa como fonte de energia, bateria de lítio e na Ásia a garantia de autonomia do conjunto é de 400 quilômetros por carga. A "mecânica" utiliza um motor síncrono de imãs permanentes com potência de 122 cv que atinge os 90 kW, enquanto o torque máximo é de 28,1 kgfm (lembre que o modelo a combustão é turbo e rende 150 cv).

No drive e na ficha técnica, a velocidade final é de 152 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h em 9,7 segundos. Os dados são do fabricante. Na tomada, são oito horas para dar uma carga completa no carregamento tradicional, sem precisar comprar um box (estação) para otimizar o tempo. A montadora disponibiliza o carregador para o cliente. Modelo pesa em torno dos 1.580 Kg.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.