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Jorge Moraes

CAOA acaba o jejum do Santa Fe no Brasil. SUV chega por R$ 297 mil

Jorge Moraes

14/10/2019 11h02

Cerca de um ano após ser apresentado no Salão de São Paulo, o novo Santa Fe finalmente começará a ser vendido no Brasil. A nova geração do SUV de luxo da Hyundai chega importado pela CAOA em versão única de sete lugares e preço de R$ 297 mil. Nessa faixa de valor, entra em disputa direta com gigantes do segmento de utilitários luxuosos, como Volvo, Land Rover, BMW, Audi e Mercedes.

O All New Santa Fe traz para o Brasil o motor a gasolina, Lambda II 3.5 DOHC MPI, V6, que gera a potência de 280 cv a 6.300 rpm e torque máximo de 34,3 kgf.m a 5.000 rpm. Também integra o conjunto a recém-desenvolvida transmissão automática de oito marchas. O modelo conta ainda com sistema de tração integral (AWD – All-Wheel Drive).

No visual, o novo Santa Fe tem larga grade cromada em cascata na dianteira e uma composição de luzes em LED – faróis, luzes diurnas e lanternas. Nas laterais, rodas de liga leve de 19 polegadas fazem conjunto com robustas caixas de rodas.

Para justificar o valor do modelo, a Hyundai oferece uma vasta lista de equipamentos de série, como entrada no veículo por proximidade (smart key), botão de acionamento do motor, memória de posição dos retrovisores, retrovisor interno eletrocromático com bússola, painel de instrumentos digital de 7" TFT LCD, volante esportivo de quatro raios com comandos e Paddle Shift para mudança de marchas, ar-condicionado eletrônico com visor digital e Dual Zone, modo de seleção de condução (Drive Mode Select), câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Central de entretenimento 8" com touchscreen com conectividade Android, Apple Car e Android Auto; sistema de som Infinity (composto por 4 alto falantes + 2 tweeters dianteiros + 2 alto falantes estéreo + 1 central + 1 subwoofer + 1 amplificador), abertura elétrica do porta-malas e teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento.

No quesito segurança, o modelo conta com célula de sobrevivência, sensor de prevenção de colisão frontal, sensor de colisão traseiro, detector de ponto cego, auxílio de saída em aclive, controle de velocidade em descidas, controle do freio em curvas, câmera 360º, Controle Eletrônico de Estabilidade, Sistema de Controle de Tração, ABS com EBD e Assistente de luz alta inteligente, que ilumina a pista e se adapta para não atrapalhar a visibilidade em veículos que estejam no sentido contrário.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.