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Jorge Moraes

BMW i8: testamos o carrão de R$ 800 mil de Carlinhos Maia em Las Vegas

Jorge Moraes

15/01/2020 07h00

LAS VEGAS – Quando você também é movido pela paixão e resolve externar o sentimento regado a uma bela surpresa. É o tipo do negócio que não tem preço. O influenciador digital e youtuber, Carlinhos Maia, protagonizou um dos vídeos mais assistidos pelos fãs e curtido por mim também quando o próprio resolveu dar de presente ao marido Lucas Guimarães um BMW i8 roadster (conversível). Como assim? É isso mesmo. O sonho sobre rodas dele, e porque não do casal, estava na garagem.

Se promessa é dívida, Maia cumpriu com estilo, foi elétrico até mesmo na proposta do esportivo alemão que custa uma média de R$ 800 mil. Casados desde maio do ano passado, Carlinhos comenta para Lucas na postagem do Instagram que "a maior felicidade é ter o amor do marido". E a prova disso foi o presentão dado destacando: "Nenhum carro chegava à sua altura. Porque você é a pessoa mais incrível que eu conheço".

Detalhe: no post ele também afirmou que precisa aprender sobre o carro. O que fizemos então? Fomos conferir de perto o i8 e dar uma voltinha em Las Vegas, nos EUA, durante a CES – Consumer Eletronics Show – para entender que esse moço tem bom gosto e nós vamos falar mais da BM para você e para eles também.

A fila de espera para o test-drive estava gigante, e nada de curtir o jeitinho brasileiro para furar a fila. Tinha que ser o roadster branco, mesmo sabendo que o coupé estava por lá, o prazer era imaginar a resenha de perto. Estava diante do carro, que, de acordo com Maia, faz jus às qualidades do marido. Com uma motorização híbrida, o BMW combina um propulsor 1.5 turbo de três cilindros à combustão com um elétrico. Quando combinados, o sistema é capaz de entregar até 374 cavalos, com torque de 42 kgfm. E acelera viu! Parte de forma silenciosa.

A montadora afirma que o esportivo consegue sair da inércia e alcançar os 100 km/h em apenas 4,6 segundos com uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Nada de correr demais viu? Nele ou no SUV inglês que deve rodar a garagem do youtuber.

O I8 desfila mesmo parado e, se você resolve, antes do botão de partida, abrir as portas, o escândalo visual estará completo (que beleza!). O teto retrátil pode ser estendido ou recolhido em 15 segundos e somente até 50 km/h. Faça devagar, aperte a tecla e saia por aí no finalzinho de tarde sentindo a brisa. O alemão tem chassi de alumínio e pesa pouco mais de 1.500 quilos. Na sua estrutura, reforço com fibra de carbono e distribuição de peso quase meio a meio entre os eixos: 49% e 51%.

Pode relaxar

Os bancos em couro de textura clara caramelo (opção ao preto) são confortáveis e sobra espaço para as pernas. Encarar a mecânica híbrida é fácil por causa dos três modos de condução: Eco, Comfort e Sport. O último é nossa sugestão, com o painel trocando de cor, perdendo o azul e ficando laranja, o escapamento dando sinais de vida e você como motorista ficando louco para acelerar um pouco. Claro que ninguém quer testar as bolsas infláveis e nem o controle de frenagem.

Com as mãos ao volante, as trocas das marchas do câmbio automático de seis velocidades são sutis e você vai perceber mais na velha e boa pisada. Se a proposta for guardar gasolina, aperte o botão E-Drive para andar apenas no modo elétrico até 120 km/h, com autonomia de 53 km. Lembro também que o console central é elevado por causa da posição da bateria na região dos bancos.

Carro de personalidade, design moderno. Proposta de arquitetura que podemos chamar de bela obra de arte dos alemães da Bavária. Nela, a combinação das cores e dos traços é perfeita. O sorriso de boas vindas na frente e de despedida na traseira remete ao desejo. Até mesmo de pensar que Carlinhos Maia poderia ter optado por um belo Porsche 911 mas escalou o sonho em primeiro plano.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.