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Jorge Moraes

Luxo pede passagem aos elétricos de grande autonomia e esportivos velozes

Jorge Moraes

11/02/2020 17h52

A Mercedes-Benz apresentou de uma só vez o EQC 400, primeiro carro 100% elétrico da marca e o segundo modelo, ainda conceitual, o EQA. O crossover chega para encarar a concorrência do Jaguar I-Pace e do Audi e-Tron ao preço de R$ 477,9 mil, enquanto o segundo só virá em 2021. A MB também trouxe os novos GLE 400 e os CLA e Classe A 35 AMG.

SUV elétrico e inédito, EQC


O plano de aproximar o cliente, público-alvo, dos pacotes de tecnologia e produtos da marca segue em uma rota sem volta. O SUV EQC em solo brasileiro vai ofertar além da MBUX, a inteligência artificial do "Hey Mercedes", a parte sensorial dos gestos. Cada vez mais o condutor conectado será servido pela máquina. Antes que você pergunte sobre o tempo de carga da bateria, é de oito horas sem o auxílio do modo rápido do wall box e o custo médio será de R$ 56 para 80% do volume.

O EQC 400 4MATIC (de tração nas quatro rodas) é fabricado na planta de Bremen e terá autonomia de 440 quilômetros. São dois motores elétricos, um em cada eixo, gerando energia de potência na ordem dos 408 cv. O lance nesse pacote inicial é a oferta da marca em pagar um ano de energia para o cliente. O carro tem três anos de garantia e as baterias serão revisadas no oitavo ano de uso.

O próximo da lista

Feito na plataforma A, o EQA será o primeiro compacto totalmente elétrico da marca estrelada. O sistema de funcionamento é semelhante ao do EQC com dois motores e autonomia de 400 quilômetros para o veículo que tem um porte mais elegante comparado ao primo maior. Dirlei Dias, gerente sênior de vendas e marketing da empresa, destaca que a chegada dos dois modelos representa a fase um da empresa no processo de eletrificação global dos veículos. " A Mercedes-Benz também prevê lançar 130 veículos entre híbridos e elétricos até 2023".

Linha AMG

Na prática, CLA e Classe A 35 AMG fazem a festa de qualquer marmanjo que sonha com mais esportividade e curte um belo esportivo. As duas feras de tração nas quatro são equipadas com o 2.0 de 306 cv e câmbio de dupla embreagem e sete velocidades. Os preços de R$ 299, 3 mil e R$ 293,9 mil respectivamente representam o topo da cadeia dos dois carros que repetem a tecnologia MBUX com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, head-up display e cabine com bancos em alcantara. O teto solar panorâmico pode ser aberto pelo comando de voz.

Pode esperar um pouco mais porque no roteiro não ficaram de fora o AMG GT 63 S com seus 0 a 100 Km/h em 3,2 segundos extraídos do motor biturbo de 639 cv. O sedã é o único da marca, por enquanto, a apresentar o pacote Energize, que transforma o esportivo em um spa de conforto com controle de iluminação, massagem, música e vídeos. É um estudo completo dos seus sentidos, o que propõe para o futuro o fabricante. O tema foi apresentado na última CES, no mês passado, em Las Vegas, com o conceito Vision Avatar. O CLS, por lá, mostra que é a pérola da marca e traz o motor 3.0 do 53 eletrificado com o sistema EQ Boost, como no Classe C 200.

Novo GLE

Além do novo design, o SUV da Mercedes explora a conectividade a bordo através da tela de 12,03 polegadas, um display e tanto! Com luxo e bem estar a bordo. São 330 cv de potência do seis cilindros em linha. O jipão custa a bagatela de R$ 465,9 mil.

Mercedes GLE 400

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.