Topo

Jorge Moraes

Salão do Automóvel de SP não deve ocorrer em 2020; decisão sai nesta 5ª

UOL Carros

04/03/2020 20h34

A Reed Alcântara Machado ainda não jogou o tapete, mas decide nesta quinta-feira se vai ou não seguir com o Salão do Automóvel. As chances são mínimas e a situação saiu do controle da empresa promotora, que espera pelo resultado da reunião com as 26 marcas.

O encontro decisivo, chamado de "grande final", com as montadoras na sede da Anfavea vai definir o rumo do salão e da maneira como ele é promovido. A organizadora sabe que o cenário é difícil e quase irreversível. Não dá para construir de uma hora para outra uma opção para o Salão, a exemplo de uma CES brasileira.

O pensamento foi fonte de conversa entre executivos do segmento. A Consumer Eletronics Show (CES) é a badalada feira de tecnologia de Las Vegas, que abraçou o mercado automotivo, enfraqueceu Detroit e obrigou o NAIAS a mudar de data, deixando o primeiro mês do ano para ser realizado em junho. A CES acontece nos primeiros dias de janeiro, e se tornou um case de sucesso para os fabricantes. Evento com público e foco definidos.

A essa altura do jogo, a Reed não sabe qual seria o melhor caminho a seguir. Adiar ou cancelar? Esperar que uma manifestação por parte dos fabricantes salve a bienal na pátria dos automóveis? Acho que não.

A Reed Alcântara Machado concorda que não dá para construir um salão com seis marcas. E até agora tentou de tudo para mudar o cenário, mas não faltaram alternativas e dentro da empresa eles não sabem qual é o interesse da indústria.

O primeiro baque aconteceu quando a BMW desistiu do Salão de São Paulo em janeiro e disse iria canalizar o investimento para ações diretas envolvendo clientes e potenciais compradores.

Depois dela uma dezena de montadoras se manifestou deixando a conta para a minoria que ficou por lá ainda, declarando dúvidas – como comentou recentemente o presidente da FCA, Antônio Filosa, dizendo estar estudando a atual situação e vendo o cenário.

A Anfavea vai fazer um pronunciamento oficial com a Reed na coletiva de imprensa da sexta-feira, com o posicionamento do que vai acontecer nesta quinta na mesa com os 26 participantes da indústria.

O Salão do Automóvel é um dos mais importantes eventos do gênero na América Latina e registra uma média de público de mais de 700 mil visitantes. O evento está marcado para acontecer entre os dias 12 e 23 de novembro no SP Expo, mas do jeito que anda a temperatura acredito que poderá ser adiado.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.