Topo

Jorge Moraes

VW Nivus chega em junho; conheça versões, motores e possíveis preços

UOL Carros

11/04/2020 04h00

A Volkswagen não quebra o silêncio. E deve ser forçada a isso a partir de agora. Nos próximos dias vai promover uma nova leva de informações sobre o novo lançamento da marca, e maior investimento da empresa em 2021, o Nivus.

Tive acesso aos detalhes do SUV que será lançado em junho, provavelmente na segunda quinzena, no esquema de pré-venda, como no Polo GTS. As entregas ficarão para o mês de agosto.

A montadora vai disponibilizar a pré-ordem digital do carro, tanto no site quanto nas concessionárias, e, a oferta será em torno dos dois modelos: Comfortline com um pacote de acessórios e o Highline, topo da gama, 100% LED com assinatura de faróis e lanternas irretocável e ainda com a mais alta entrega da tecnologia do fabricante em um carro compacto. O SUV, estilo coupé, com elementos visuais do novo Golf GTi, você vai ver, também estreia a novo logotipia global da VW.

Por dentro, um drible no que é oferecido no T-Cross, por exemplo. O novo cluster e a central multimídia só ficarão devendo o 5G. No restante terá de tudo em comunicação com os smartphones, terceiro braço do proprietário no veículo. Parece que a "praga do celular" anda colada ao corpo de quem é vidrado em tecnologia ou está logado full time nas redes sociais – e a fábrica entendeu isso.

Fique atento ao marketplace montado pela montadora através de APPs. A conexão com Carplay e Android Auto será sem fio.

Ambos os modelos serão abastecidos pelo motor 1.0 de 128 cv e 200 Nm de torque. O câmbio de seis marchas é bom, já provou isso no primo T-Cross e no Polo. Quanto ao 1.4 TSi, será exclusivo do carro maior. O T-Cross é feito na medida do Virtus, enquanto o Nivus na do Polo.

Lembrança

No começo do ano o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, argumentou que a surpresa seria das mais gratificantes. E me parece que está de acordo com o resultado das clínicas leigas, em que a montadora chama potenciais consumidores e uma leva de funcionários para assinar um termo de sigilo e opinar sobre o veículo.

O que posso dizer é que vazou o seguinte de uma das frases: "nem parece um Volkswagen". Expressão dita dentro da sala em alusão ao design.

A faixa de preço máximo do veículo completo, em torno dos R$ 94,9 mil, acende o farol contra o T-Cross intermediário, que custa R$ 104 mil. Especula-se uma diferença de R$ 8 mil a R$ 10 mil entre os carros: Nivus Highline e T-Cross Comfortline.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.