Topo
Blog do Jorge Moraes

Blog do Jorge Moraes

Categorias

Histórico

Novo HB20: veja tudo que já sabemos sobre a nova geração do Hyundai

UOL Carros

04/09/2019 07h00

O mês de setembro será o mais quente no mercado automotivo nacional. Novas gerações de três best-sellers chegam às lojas neste mês e nós conferiremos tudo "in loco", a começar pela 12ª geração do Toyota Corolla. Ainda teremos os lançamentos dos novos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix em todas as suas variantes. Mas vamos focar aqui na chegada da segunda geração do compacto da Hyundai. A montadora vem mostrando o carro aos poucos e até agora só conhecemos o visual exterior da versão topo de linha da carroceria hatch.

Visual

Em relação ao design,  o HB20 tem muita semelhança com conceito Saga EV apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. Será usado o mesmo desenho da coluna C com um aplique preto que dá a impressão que o teto não está tocando a parte de trás da carroceria, como se fosse flutuante. Faróis e lanternas estão mais "espichados", invadindo as laterais do carro. Essa fórmula mais moderna ficou muito interessante na versão aventureira X e no sedã S. Nas versões mais baratas do hatch "normal" vai ter gente reclamando principalmente da traseira, que ficou bem diferente.

Espaço interno

O espaço para os passageiros e para bagagens aumentou na família HB20. Os 30 milímetros a mais de entre-eixos podem parecer pouco mas fizeram diferença no espaço para as pernas de quem vai no assento traseiro. No sedã, o porta-malas cresceu 20 litros e foi a 470 l, no hatch são 300 litros.

Tecnologia a bordo

Os carros da família HB20 ganharam um banho de modernidade com cluster (relógio de velocímetro) digital com conta-giros analógico. A tela do painel com moldura em preto piano é flutuante e de oito polegadas para animar a turma com Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos foram redesenhados assim como o volante e suas funções. A direção passou a ser elétrica. O ar-condicionado no topo da gama é digital, como também há botão de partida com chave inteligente que já conhecemos no Creta. A câmera de ré tem linhas que registram a manobra. Também há indicação de um pacote opcional de tecnologia e segurança que acrescentaria alerta de colisão dianteira e assistente de permanência em faixa. Haverá opção de rodas de 15 e 16 polegadas, dependendo da versão.

Motorizações

A família HB20 terá apenas motorização 1.0 flex sob o capô, pelo menos neste primeiro momento de largada. A novidade é o 1.0 turbo de injeção direta de combustível cm 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Ele será sempre acoplado à transmissão automática de seis velocidades. Gostei muito da pegada desse motor. Ele vai surpreender muita gente. O atual 1.0 aspirado de 80 cv segue nas versões de entrada com câmbio manual de cinco marchas. Boa notícia é que o tanquinho de partida a frio deixa de existir.

Preços

A pergunta que todos nós do meio automotivo estamos tentando descobrir para vocês é em relação aos preços. Nem mesmo os concessionários (pode acreditar) sabem ainda da política de preços dessa nova geração. Está tudo sendo tratado num canal restrito entre a alta direção da Hyundai do Brasil e a matriz na Coreia do Sul.

Por se tratar de um projeto completamente novo, com plataforma e mecânica mais modernas, pode esperar um aumento nos preços em todas as camadas. As novas tecnologias a bordo também devem criar versões topo de linha do hatch e do sedã com preços próximos ao que a Volks cobra por Polo e Virtus na gama Highline, ou seja, algo entre R$ 76 mil e R$ 84 mil, respectivamente.

Todas as perguntas serão respondidas no evento de lançamento marcado para os dias 16,17 e 18 deste mês na Bahia. Estaremos lá e traremos todas as novidades. Acompanhe!

* Com colaboração de Bruno Vasconcelos

 

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.