Topo
Blog do Jorge Moraes

Blog do Jorge Moraes

Categorias

Histórico

GM suspende entregas do novo Onix Plus e prepara recall após incêndios

UOL Carros

06/11/2019 10h52

A General Motors decidiu suspender a entrega dos novos Chevrolet Onix Plus após dois casos de incêndio ocorridos recentemente. A venda continua normalmente, mas a montadora já prepara um recall dos veículos que já foram recebidos pelos clientes.

A decisão ocorre dias após a divulgação de vídeo nas redes sociais em que um Onix Plus aparece em chamas perto da cidade de Mirador (MA), quando se dirigia a Teresina (PI) no último dia 30. Antes, uma unidade do sedã da Chevrolet pegou fogo ao ser manobrado no pátio da fábrica da GM em Gravataí (RS). O proprietário diz ter escutado um barulho no carro e, quando parou e levantou o capô, viu as chamas. O veículo foi completamente destruído.

Segundo um comunicado interno da montadora datado no dia 5 de novembro, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).

Ainda segundo o comunicado, uma versão atualizado do software será disponibilizada à Rede Concessionária, eliminando o risco. Informa também que os clientes envolvidos no recall receberão um carro alugado pelo tempo que for necessário.

A entrega dos veículos novos está suspensa até a atualização do software, o que já pode ocorrer nesta quinta-feira (7), mas a data do recall para os mais de 7 mil veículos que foram vendidos ainda não foi definida.

Procurada pela reportagem, a GM enviou nota confirmando a decisão da montadora. Confira abaixo:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

Aproveito para mandar os questionamentos mais frequentes

Qual o modelo afetado?
Todas as unidades do Onix Plus modelo 2020 entregues até então.

Qual é o problema?
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Qual é a solução?
A atualização do software de gerenciamento do motor.

Como o cliente deve proceder para realizar o agendamento?
O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

Qual é a recomendação da montadora para os usuários dos veículos?
Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado

O serviço é demorado?
Não, a execução é rápida.

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Blog do Jorge Moraes