Topo

Os cuidados na hora de comprar o carro de luxo usado

UOL Carros

21/08/2019 07h00

A compra do carro usado sempre pede um toque de cuidados do cliente, uma vez que – diferentemente do 0 km – não se sabe exatamente por onde o veículo andou nem mesmo como foi conduzido pelo proprietário anterior. Quando se trata de um automóvel de luxo, com valores acima dos R$ 200 mil ou R$ 300 mil, a atenção do interessado no carro deve ser ainda maior. Ninguém quer ter dor de cabeça com veículos que geralmente têm uma manutenção caríssima, além de uma depreciação acima da média do mercado.

Visitamos lojas de carros seminovos de luxo para ouvir especialistas na comercialização desse tipo de veículo. Um ponto em comum entre eles foi em relação a procedência e manutenção do usado. "É imprescindível verificar no manual dos carros de luxo se todas as revisões foram feitas na concessionária da referida marca. Esses carros têm uma manutenção específica pois possuem tecnologias próprias que exigem um especialista bem capacitado. Se as revisões não foram feitas pela própria marca é melhor 'fugir dessa compra', destaca Petrônio Santiago, gerente comercial de uma revenda no Recife.

Uma característica comum dos carros premium usados é a baixa quilometragem. É comum ver nas lojas veículos com três ou quatro anos de uso com menos de 10 mil quilômetros rodados. A pouca rodagem é uma coisa positiva, mas é preciso se certificar de que não foi feita a adulteração no hodômetro do automóvel.

As melhores lojas de usados dão certificados após a conferência da quilometragem, existe também uma espécie de vistoria cautelar que checa o histórico do carro e garante que o que está marcado no painel de instrumentos é real. "Também recebemos usados premium com quilometragem alta, o que não pode ser visto só como algo negativo, porque mostra que naquele caso não houve tentativa de mudança no marcador da Km. Lembro que a manutenção em dia é o cheque visado do carro muito rodado que pode ser tão bom quanto as "estátuas da garagem", ressalta Santiago.

Range Rover

Veículos premium têm uma depreciação maior do que os carros "normais". Ainda no primeiro ano de uso, os modelos de luxo perdem em média 15% do valor de compra. Um veículo de R$ 300 mil, por exemplo, perde cerca de R$ 50 mil quando deixa de ser 0 km logo nos primeiros meses. Esse número pode ser maior dependendo da marca.

Entretanto, quando se compra um seminovo premium, segundo o especialista, essa depreciação desacelera ao longo dos anos. "Muita gente teme que ao comprar um carro de luxo usado tenha a mesma perda de quem comprou o novo, o que não acontece. A depreciação diminui significativamente com o tempo. Claro, mais uma vez, que estamos falando de veículos que foram bem 'cuidados' com a manutenção correta", reforça o executivo.

É muito comum também encontrar carros de luxo blindados. A compra desse usado exige uma atenção extra do comprador. O especialista explica que a blindagem tem uma garantia própria, que varia entre 5 e 10 anos, dependendo da blindadora. "Quando se trata do blindado é importante não pensar em economia, pois é a segurança de sua família que está em jogo. Além da garantia, é bom verificar a qualidade do vidro, pois isso diz muito sobre a blindagem".

Portanto caronas, como chamo nossos leitores e ouvintes, a compra de um carro de luxo é o sonho que muita gente só pode concretizar através do usado ou seminovo. Mas é importante ficar atento aos cuidados que destacamos acima e, de preferência, fazer o negócio em uma loja especializada nesse tipo de veículo onde você ainda receberá uma garantia mínima de 90 dias.

Petronio Santiago

* Com colaboração de Bruno Vasconcelos

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os cuidados na hora de comprar o carro de luxo usado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.


Jorge Moraes