Topo

Quer comprar um carro com multimídia? Veja os mais baratos do mercado

Jorge Moraes

09/02/2020 04h00

O smartphone tornou-se algo essencial para a maioria das pessoas que não conseguem passar alguns minutos sem olhar para a tela, seja para ver mensagens ou para se atualizar nas redes sociais. Entretanto, quando estamos dirigindo, precisamos – por lei e por bom-senso – esquecer o celular e se concentrar única e exclusivamente no trânsito.

A tentação de pegar o telefone é grande durante uma parada nos congestionamentos e semáforos, mas é preciso resistir. É aí que a tecnologia entra, mais uma vez, para facilitar a vida do humano ávido por conectividade (palavra de ordem nos últimos anos). Grande parte dos carros hoje oferecem centrais multimídia que permitem a reprodução das funções do celular no console do carro. Dessa forma, você pode atender ligações sem tirar as mãos do volante, ter mensagens lidas pelo sistema, usar seu navegador de preferência, como também ouvir a sua playlist no aplicativo de música em streaming que você mais gosta.

Essas centrais multimídia já foram artigo de luxo, mas hoje estão presentes em modelos de entrada até mesmo como item de série. Fizemos um levantamento dos carros mais baratos a oferecerem o equipamento de fábrica ou como opcional em versões de entrada. Se para você a central multimídia é essencial como o seu telefone, mas comprar um automóvel na casa dos R$ 100 mil está fora de cogitação, sua escolha passará por um dos modelos abaixo.

Renault Kwid

O hatch compacto da Renault é hoje o carro mais barato no Brasil a oferecer uma central multimídia moderna como item de série. O Kwid na versão Intense sai de fábrica com a boa Media Evolution que, além da conexão com o celular através de Android Auto e Apple Carplay, tem câmera de ré inclusa. O preço de tabela do modelo é R$ 43.390, mas no site da montadora é oferecido o preço promocional de R$ 41.390 para a compra vista.

Se para você o Kwid é muito pequeno, a Renault também oferece a Media Evolution nas versões intermediárias Zen do Sandero e do Logan. O hatch está saindo nessa versão por R$ 48.390 e o sedã por R$ 52.990.

Volkswagen Gol

Outra opção de central multimídia moderna em carro de entrada você encontra no Gol. O carro que já foi o mais vendido do Brasil por mais de duas décadas teve que se modernizar e passou a oferecer câmbio automático e a central de conectividade. No caso do Volks, a central Composition Touch com app-connect de 6,5 polegadas é oferecida na versão de entrada como opcional. O Gol 1.0 manual custa R$ 47.020 e o "Kit Interatividade" é oferecido por R$ 2.100, o que eleva o valor do hatch para R$ 49.120. Essa mesma configuração também pode ser feita no sedã Voyage 1.0 MT, que fica por R$ 57.190.

Hyundai HB20

A nova geração do HB20 pode ter causado polêmica no seu design externo, mas no interior, o hacth sul-coreano segue como um das boas opções de acabamento e tecnologia a bordo.

A versão Vision 1.0 aspirado manual por R$ 50.490 oferece a nova central multimídia blueMedia de 8" estilo flutuante, que integra conectividade via Bluetooth, acesso a sua agenda, histórico de chamadas, MP3 Player, reprodutor de fotos, vídeos e comandos de áudio. Além disso, conecta com diversas funções do seu celular através do Apple CarPlay e Android Auto.

Ford Ka

A central multimídia Sync 2.5 da Ford tem tela no estilo flutuante de 7 polegadas, sensível ao toque e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Moderna e intuitiva, a central aparece como item de série a partir da versão SE Plus do Ka 1.0, que custa R$ 51.120. Na variante de três volumes, o Ka Sedan SE Plus vem com a Sync 2.5 por R$ 55.190.

Chevrolet Onix

O carro mais vendido do Brasil não poderia ficar de fora da onda de conectividade. O modelo, aliás, foi um dos primeiros carros de entrada produzidos no país a oferecer uma central multimídia moderna como item de série. Estamos falando da Chevrolet MyLink, que foi atualizada e ficou mais intuitiva e fácil de usar na segunda geração do Onix. Ela tem tela LCD sensível ao toque de 7'', integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, radio AM-FM, função audio streaming, bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB.

A MyLink começa a ser oferecida como item de série no Onix na versão LT 1.0 aspirado com câmbio manual que custa R$ 52.890. Se você prefere ou precisa de um carro com porta-malas maior, o Onix Plus (sedã), na mesma versão do hatch, custa R$ 56.190.

Fiat Argo

A Fiat também se modernizou com a Central Multimídia Uconnect de 7'' touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. Uma pena que ela não é oferecida em seus modelos mais baratos no mercado, Mobi e Uno, nem mesmo como opcional.

A Uconnect aparece a partir da versão Drive 1.0 do hatch Argo, mas como opcional. O modelo parte de R$ 51.390 e pede R$ 2.990 pelo equipamento, o que eleva o preço final para R$ 54.380. No Cronos, o modelo Drive 1.3 manual vem com a central de série por R$ 62.990.

Chery Tiggo 2

00

O SUV produzido no país mais barato a oferecer uma central multimídia moderna é o Tiggo 2, da CAOA Chery. O modelo parte de R$ 61.990 na versão Look Manual e vem com uma tela de 8'' sensível ao toque e espelhamento do smartphone por Android Auto e conexão Apple CarPlay.

* Colaboração de Bruno Vasconcelos para o blog

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quer comprar um carro com multimídia? Veja os mais baratos do mercado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.


Jorge Moraes